Alguns protocolos para casamento civil e na igreja já costumam gerar dúvida, e nesta época, em que diversos noivinhos se viram precisando adiar o casamento por conta do covid-19 estas dúvidas ficaram ainda maiores. Por isto, hoje nossas dicas são para ajudar os casais que estão um pouco perdidos sobre como prosseguir com o casamento civil e casamento na igreja. Vamos lá?
- Por onde começo?
O primeiro ponto é definir se você gostaria de fazer um casamento religioso com validação civil. Se sim, cerca de 4 meses antes da data de seu casamento, você deve entrar em contato com o cartório de sua preferência ( que realize o processo de casamento religioso com efeito civil), e perguntar quais são os documentos necessários que você deve providenciar. Cada cartório funciona de uma maneira diferente. Paralelamente, você deve questionar à igreja escolhida, quais são os procedimentos a se seguirem ( cada igreja existe documentações diferentes). Os processos correrão separadamente, embora ao final, eles virem um só. No caso da igreja católica, um ponto em comum é que todas elas exigem curso de noivos, e certificadode batismo ( que na data de seu casamento deve ter a data de emissão de no máximo 6 meses).
- Ainda não havia dado entrada nos processos e adiei meu casamento. O que fazer?
Neste caso, caso sua nova data ainda esteja longe, você deve aguardar até estar cerca de 4 meses da nova data para iniciar este processo com a igreja e com o cartório. De toda forma, se você já quiser se preparar, é interessante buscar qual cartório você vai escolher e perguntar se eles tem previsão de como será feito o processo de casamento para a sua data desejada. O mesmo pode ser feito com a igreja.
- Já havia iniciado os processos e precisei adiar. Como seguir?
No caso dos cartórios, os serviços de registro de casamento, nascimento e óbitos são considerados essenciais. Logo você deve entrar em contato com o seu cartório e entender
como estão prosseguindo. Alguns estão seguindo com o processo à distância, e outros estão fazendo adiamento dos processos.
Com relação às igrejas, as secretarias não estão atendendo presencialmente ou por telefone na maioria dos casos. A melhor maneira é contactar por e-mail, e entender como será feito o processo levando a pandemia em consideração, e se existe alguma forma de flexibilização com os documentos que já foram emitidos e teriam um limite de prazo de emissão.
Não conseguindo contato com sua igreja, pode-se buscar contato com a cúria de sua localidade, e buscar a recomendação deles.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para vocês, e lembrem-se que um sonho adiado, é um sonho sonhado por mais tempo!