2021 já começa a todo vapor. A estlista Marcela Abdalla, que está a frente da Meeck Atelier, criou junto com a Casa Assuf uma coleção de roupas para casar inspiradas em 11 mulheres de 10 filmes clássicos do cinema mundial.
E o mais bacana: tudo a partir de Upcycling. Para quem ainda não sabe do se trata essa técnica, que é muito utilizada pela estilista, ela explica. -”Trata-se de você reaproveitar peças que já existem para criar novas formas de uso, novos modelos e novas possibilidades.”
Assim, Marcela Abdalla criou 11 vestidos inspirados em mulheres inspiradoras da ficção -e algumas delas da vida real que de tão especiais viraram filme.
Quais são elas? Vamos à lista de cada mulher, e a estilista conta mais detalhes sobre o que a inspirou para cada criação.
Rey Skywalker – Star Wars
Rey é uma mulher poderosa, pois é a última Jedi e, por isso, seu vestido precisava refletir essa mulher. Por isso, desde a forma – que é bem próxima de um grande blazer – até os tecidos, tudo foi pensado para mostrar o quanto essa mulher é especial. A base é um vestido que tínhamos na Meeck e a renda das mangas foram de um outro vestido da Casa Assuf.
Vestido 2 Belle do filme Belle
Dido Elizabeth Belle é a filha de um capitão britânico com uma mulher africana escravizada. Após a morte da mãe, Dido vai morar na Inglaterra com o tio, um Lorde, para ser criada como uma dama da aristocracia. Para criar o vestido de casamento dessa que é uma das primeiras princesas negras, pensei em um vestido super sequinho que eu transformei em um ombro a ombro, manga flare, e, na ponta, um bico de renda, para contrastar com a a saia em camadas, bem princesa.
Vestido 3 Tilly – A Vingança Está na Moda
Tilly, vivida por Kate Winslet, retorna à sua cidade natal na Austrália rural depois de 25 anos sem boas lembrancas, pois lá foi acusada injustamente de um acidente. Com sua máquina de costura e estilo haute couture, ela transforma as mulheres e demanda a doce vingança de quem não acreditou em seus feitos. Para criar um vestido para essa mulher, parti do upcycling 100%, com a renda na parte de cima e a saia mais romântica, para sinalizar o amor que ela encontra nesse retorno.
Vestido 4 – Miranda o Diabo Veste Prada
A poderosa e assediadora moral editora da revista de moda mais importante do mundo ganhou uma releitura a partir de um Look que Miranda criou para um editorial no filme. A parte de cima, aqui, é mais estruturada no busto, lembrando um pouco a lingerie, e a saia mais fluida. Para arrematar, um sapato vermelho bem fashionista. Ah, esse vestido também é todo em upcycling.
Vestido 5 e 6 – Dorothy e Mary Estrelas Além do Tempo
Um grupo de funcionárias Negras da NASA é obrigada a trabalhar à parte nos anos 60. E essas mulheres alem de provar sua competência precisavam lidar com o preconceito e com o machismo. Para Dorothy, apostei na renda nas costas e na manga, com um decote invertido e uma saia mais volumosa com direito a dois bolsos – que eu amo. Já para Mary, optei por um vestido sem mangas, e que apertei a estrutura do vestido que já existia para ficar mais sereia e , ainda, apliquei um pouco de renda na parte de cima.
Vestido 7 – Katherine O Sorriso de monalisa
Katherine Watson é uma professora de história da arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley enfrenta uma escola feminina, tradicionalista. Para ela, pensei em um look ombro em ombro, com detalhe de tule, e o comprimento midi, pois é a cara dela escolher se casar com um modelo menos tradicional.
Vestido 8 – Jo Adoráveis mulheres
O filme conta a história de quatro irmãs que amadurem em meio a Guerra Civil norte-americana. Escolhi Jo, pois ela é
supermoderna, então fiz uma roupa para casar que tinha a cara dela. Escolhi um camisão com uma manguinha que tem varias vezes no filme e, por cima, sobrepus um tubinho de renda, fazendo uma espécie de colete.
Vestido 9- Carol Carol
Vestido 10 – Vivian Uma linda mulher
Vivian é uma garota de programa que tem seu destino transformado ao conhecer o rico empresário Edward. Ao seu lado, ela descobre a felicidade e o amor. Para esse vestido, eu criei uma parte de cima em renda e uma saia princesa, pois essa é uma versão cinderela moderna do cinema.
Vestido 11 – Erin Brockovich
Inspirado em uma história real, Erin é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. Sexy e cheia de carisma, a noiva inspirada em Erin é sensual com um vestido semi sereia e a parte de cima com foco na transparência.
Fotos: Afro Afeto
O resultado dessa parceria Meeck Atelier + Casa Assuf começa hoje mas segue durante todo o ano. Suas criações estarão expostas tanto no atelier quanto na Casa Assuf, no Rio.
E, mais do que isso, a estilista destaca se você quiser criar um vestido ou uma roupa para casar a partir do upcycling, mas não tem o vestido base para isso, essa sua parceria é um ótimo caminho para você colocar em prática essa ideia.
Vamos juntxs nessa?